top of page
Buscar
  • Foto do escritorEngº Roberto De Luca

Energia Solar vale mesmo a pena?

Atualizado: 27 de fev. de 2020

Será que a implantação de um Sistema Solar Fotovoltaico, que promete uma redução de até 95% na sua conta de energia, realmente vale a pena?


Esta talvez seja a principal pergunta que passa pela cabeça de quem se questiona em instalar essa nova tecnologia. Porém, na verdade, essa tecnologia não é tão nova assim. Você sabia que a utilização de Painéis Solares para a geração de energia elétrica em construções já é realidade na Europa por mais de 25 anos? E que no Brasil desde 2012 foi criada uma regulamentação que permite a geração de créditos, para a compensação noturna ou em dias de baixa produção, para serem abatidos da sua conta de energia elétrica no final do mês? Pois é, essa é uma realidade que está mais ao seu alcance do que você imagina. Nos últimos 5 anos instalar um Sistema Solar Fotovoltaico ficou mais de 50% mais barato e já existem mais de 190 mil unidades instaladas em todo o país (113 mil só em 2019). Você já se perguntou o por quê desta fonte de energia estar crescendo de maneira tão acelerada? A energia Solar Fotovoltaica consegue aliar dois grandes benefícios a humanidade: a economia de até 95% com os custos de energia elétrica e reduzir significativamente a emissão de CO² na atmosfera, ou seja, é bom para o seu bolso e para o meio ambiente.


"Nos últimos 5 anos instalar um Sistema Solar Fotovoltaico ficou mais de 50% mais barato e já existem mais de 190 mil unidades instaladas em todo o país (113 mil só em 2019)".

Mas talvez esses dois motivos ainda não sejam suficientes para que se tome a iniciativa em instalar o sistema na sua casa, comércio, condomínio ou industria, não é mesmo? Mas e se eu te contar um segredo? Você sabia que a Energia Solar é um excelente investimento? Sim, ela pode trazer rendimentos muito superiores a quaisquer tipos de investimentos ou aplicações convencionais e não sou eu quem está dizendo, os números falam por si, como descrito no exemplo abaixo:


Hoje em dia a economia gerada com um Sistema Solar Fotovoltaico faz com que o investimento no sistema se paguem em média entre 3 a 5 anos (Payback), trazendo um retorno numa taxa entre 18% e 33% (TIR) ao ano, todavia não podemos nos esquecer que a vida útil do sistema é superior a 25 anos, ou seja, após a amortização do investimento ainda há retorno por mais de 20 anos, chegando em até 800% do valor investido inicialmente.

"Você sabia que a Energia Solar é um excelente investimento?"

Diante de todos os argumentos apresentados, deixarei que a pergunta que intitula este post seja respondida por você leitor: "Será que a implantação de um Sistema Solar Fotovoltaico realmente vale a pena?"


Se você acha que sim, não perca mais tempo e #EntreNessaOnda.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page